quarta-feira, 15 de junho de 2011

ARLY LARA MATA A COBRA E MOSTRA A COBRA

Discurso proferido pelo Vereador Arly de Lara Romêo (PSB) na tribuna da Câmara Municipal de Campinas, na Reunião Ordinária do dia 15 de junho de 2011.



Hoje é um dia histórico no nosso Município. Esta Casa tem a oportunidade de falar “NÃO”, “BASTA” a tudo o que está acontecendo!
O documento entregue hoje aos Vereadores pelo líder do Governo, a pedido do advogado do Prefeito, induz a equívoco e não pode prosperar. A decisão hoje é POLÍTICA e visa a atender o interesse público, que está sendo violentado todos os dias, todas as horas.
O Prefeito alega que é golpe sujo e político da oposição. Pergunto: os Promotores são oposição ao Prefeito?
O juiz da 3ª Vara Criminal é oposição? Só pode caber na cabeça de alguém que está desesperado porque cometeu por ação ou omissão inúmeros desatinos.
Povo de Campinas, estudantes, Sindicatos, Associações, Servidores Públicos, vamos todos mostrar que não é possível suportarmos no nosso país situações como essa. Campinas, Terra de Carlos Gomes, já deu inúmeros exemplos de bravura, coragem e luta pelos superiores interesses da nossa cidade e sua gente.
Nós temos independência e liberdade para tomar uma atitude que demonstre inequivocamente que repudiamos todos os fatos deploráveis de corrupção, numa flagrante traição ao povo de Campinas, aos interesses da Cidade e a esta Câmara Municipal, que tanto apoiou essa Administração.
Não podemos ter medo e nem nos intimidar com a fala dos advogados do Prefeito. Eles não são donos da verdade. O julgamento e decisão desta Casa são de natureza política e, por isso mesmo, no interesse público se impõe o afastamento do Prefeito Municipal de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, porque ele é conivente com os desmandos praticados no seu governo, pela sua esposa e outros integrantes da Administração.
Inúmeros Decretos baixados pelo atual Prefeito atribuem enorme poder de mando e decisão à Secretária-Chefe de Gabinete. Ela nunca exerceu o cargo de primeira-dama porque sempre foi uma super dama-de-ferro, primeira Ministra, mais poderosa que todos os Secretários juntos.
O Prefeito é um cara-de-pau e subestima e goza da cara do povo e desta Casa, ao negar sordidamente com cinismo revoltante que não sabe de nada. Ele é casado com ela, vive com ela, toma café com ela, dorme com ela... como negar que não sabia da máquina corrupta que foi instalada no quarto andar?
A Administração do atual Prefeito é marcada pela arrogância, prepotência, autoritarismo e centralização, que sempre causaram indignação, inclusive nos seus aliados.
Nós, Vereadores, temos que ter o rabo preso com a nossa consciência e com os interesses do povo que nos elegeu, e não com os interesses escusos do quarto andar.
Eu tenho ótimos advogados comigo e sei que os demais Vereadores também possuem excelentes profissionais que os assessoram.
Como já disse, nosso julgamento é político e qualquer pessoa minimamente informada sabe que o Prefeito não tem mais condições morais e éticas para continuar à frente do Executivo.
Um Prefeito que perde um Secretário do naipe do Ex-Reitor da Unicamp, Prof. Dr. José Tadeu Jorge, que deixou a Secretaria chocado e envergonhado, não pode continuar no comando da Cidade.
Se os advogados do Prefeito entendem que o afastamento seria ILEGAL, porque esse medo da decisão no dia de hoje, uma vez que se assim o entenderem, podem recorrer ao Judiciário?
Não acredito que, se esta Casa vier a afastá-lo, que ele consiga retornar ao seu cargo por força de decisão Judicial definitiva, mas se assim ocorrer, esta Casa terá demonstrado a toda a sociedade que cumpriu o seu papel de afastar o Prefeito que hoje ENVERGONHA toda uma população. A história registrará de forma inexorável a nossa decisão de hoje.
Hoje, andei muito pela Cidade e o povo está clamando nas ruas, nas empresas, na mídia, pelo afastamento do Prefeito pelo bem e moralidade da Cidade.
Estou profundamente triste e indignado com essa situação; ninguém merece isso. O Prefeito deveria ter juízo e tomar a iniciativa de se afastar e ir embora.
Não podemos nos acovardar! Vamos à guerra, se for o caso, se esse for o caminho para resgatarmos a dignidade e a paz na nossa cidade.
Os vereadores são livres para votar segundo sua convicção, mas não podemos nos esquecer de que o povo também é livre segundo suas convicções.
Senhor Presidente Dr. Pedro Serafim: impõe-se que defendamos a todo custo as prerrogativas desta Casa, de liberdade para decidir segundo o interesse público e por isso mesmo vamos defender a nossa Casa Legislativa com altivez e independência.
Me causa indignação que o Ex-Prefeito de Campinas, Dr. Lauro Pericles Gonçalves, não tenha deixado ainda a SANASA. Ele é o Presidente da empresa que é palco de tantas irregularidades. Não entendo como ele não vem a público para, como Presidente, dar satisfação à opinião Pública.
Também causa espécie que várias empresas, como a Global, continuem prestando serviços à SANASA.
Isso revela, senhores, a necessidade de uma profunda reforma administrativa no município de Campinas e nas suas autarquias e empresas.
O Presidente da SANASA é a Rainha da Inglaterra, já que lá existia Diretor designado pelo quarto andar para mandar e desmandar, e praticar todo tipo de corrupção jamais vista na nossa história.
Há uma expressão americana que caracteriza muito bem o estágio que chegou o Prefeito, pelo seu descrédito e revolta que está causando à população: “pato-manco” ou “lame duck”.
Precisamos de uma reforma moral no nosso país. O Fantástico de domingo passado mostrou inúmeras obras paralisadas e superfaturadas. Uma vergonha nacional. A omissão desta Casa, ao negar o afastamento do Prefeito, certamente será matéria de toda a imprensa televisiva, escrita e radiofônica, caracterizando-se como uma atitude na contramão dos fatos e anseios da nossa sofrida população.
É óbvio que o advogado do Prefeito está muito bem pago para defendê-lo. Não precisamos da sua interpretação sobre as bases legais e políticas que embasarão a decisão desta Casa. Devemos, sim, ao contrário dos advogados do Prefeito, respeitar e acreditar na Comissão Processante que é composta por vereadores que saberão agir com lisura, independência e coragem.
O Prefeito não soube valorizar e respeitar sua base, envergonhando-a de forma inegável.
Por todas essas razões, a posição serena, responsável e madura da bancada do PSB é pelo afastamento do Prefeito Hélio de Oliveira Santos, até a conclusão do relatório da Comissão Processante, quando teremos o veredicto, a decisão final.
Que Deus nos ajude nesses momentos tão difíceis pelos quais todos nós estamos passando.



Muito obrigado.
Vereador ARLY DE LARA ROMÊO
Líder da Bancada do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário